36 Ferramentas de marketing digital que você deveria conhecer

36 Ferramentas de marketing digital que você deveria conhecer

Se há uma unanimidade no marketing digital, ela seria a constante necessidade de ferramentas. Existe uma infinidade de ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado, porém é difícil escolher uma que realmente contribua para o nosso dia-a-dia devido à grande oferta de opções que temos por aí.

Independente de você ser um empreendedor, trabalhar em agência ou em empresas, você vai precisar de pelo menos duas das ferramentas. Preparamos um guia resumido das principais ferramentas de marketing digital para facilitar a sua vida na hora de escolher as ferramentas com as quais vai lidar diariamente. Por isso, dividimos este artigo de acordo com o tipo de ferramenta e o problema que ela ajuda a solucionar.

Use nosso índice para navegar.

  1. Planejamento e estratégia
  2. Design
  3. SEO e Links patrocinados
  4. Landing pages
  5. E-mail marketing
  6. Análise de dados

 

Não se esqueça de salvar este artigo e o nosso blog nos seus favoritos 😉

1. Planejamento e estratégia

Parece até exagero, mas você precisa ter boas ferramentas desde o primeiro passo na sua estratégia de marketing digital. É verdade que 99% do sucesso que você irá obter depende única e exclusivamente de você mesmo e do seu esforço, mas ter as ferramentas certas já ajuda bastante. Veja quais ferramentas separamos para ajudar nesta fase tão crítica.

Evernote

evernote

O Evernote é um dos queridinhos quando o assunto é fazer anotações e compartilhar ideias com a sua equipe. Toda a estrutura dele é feita para que você organize suas anotações, planejamentos e até mesmo seus posts em cadernos divididos por temas.

Além disso, ele possui opções de formatação e compartilhamento que permitem tornar seu Evernote em um verdadeiro gerenciador de tarefas. Vale a pena experimentar.

Google Drive

google-drive

O Google Drive já é um velho conhecido de quem está na internet. A plataforma de aplicativos do Google é perfeita para qualquer tipo de atividade. Este artigo mesmo foi feito usando o Google Drive. Por ser fácil de utilizar e gratuito, talvez este seja um dos principais recursos para empreendedores, agências e empresas.

Nele você pode criar seus planejamentos, anotar ideias e por que não escrever seus artigos do blog?

Pocket

Se você adora colecionar links para ler depois, o Pocket é um dos melhores aplicativos para ajudar a gerenciar essa “bagunça” toda. Acessível via navegador e também por smartphones e tablets, ele permite que você organize os seus links com tags e categorias para que seja mais fácil localizar suas referências.

O Pocket também pode ser integrado a outras ferramentas através do Zapier (vamos falar dele daqui a pouquinho), o que o torna mais poderoso. Vale a pena experimentar.

MeisterTask

meister-task

O MeisterTask foi feito pelos mesmos desenvolvedores do MindMeister e funciona de uma forma bastante parecida com o Trello, só que com algumas vantagens que o concorrente não possui. O MeisterTask permite que você sinalize as tarefas como concluídas e também possui uma série de automações e funções nativas que o Trello não possui.

Trello

trello

Talvez o Trello seja o gerenciador de tarefas e projetos mais popular atualmente. Por ser gratuito e ter uma série de facilidades, ele é uma das principais opções para quem está procurando gerenciar projetos individuais ou até mesmo aqueles que precisem de mais colaboradores. A estrutura dele se baseia em colunas personalizáveis em que você coloca as tarefas em forma de cartões para serem preenchidos e atualizados pela sua equipe.

MindMeister

mind-meister

O MindMeister é uma das opções mais populares quando o assunto é criar mapas mentais. Estes mapas podem ser utilizados para organizar suas primeiras ideias sobre um assunto ou então listar oportunidades de ação para a sua empresa. Vale lembrar que todo mapa mental é bastante válido para começar uma estratégia 😉

Zapier

Criar gatilhos e ações baseadas em outras ações é a atividade básica do Zapier. Embora a conta gratuita desta ferramenta seja um pouco limitada, ela oferece vários benefícios justamente por conseguir integrar uma variedade enorme de ferramentas dos mais variados tipos. Vale a pena experimentar!

Quora

O Quora é uma plataforma bastante interessante para encontrar ideias para posts e também fazer suas pesquisas de campo para entender melhor suas personas. Com a função de ajudar as pessoas a tirarem dúvidas sobre os mais variados assuntos, o Quora é o canal mais generalista para quem está em busca de boas ideias ou então descobrir como se faz alguma coisa.

Inbound.org

Apesar de não ser exatamente uma ferramenta, o Inbound.org é uma plataforma importante para quem quer ficar por dentro dos principais temas do marketing digital. O fórum criado pela Hubspot é uma importante peça para quem quer pegar dicas e aprimorar suas estratégias com os principais especialistas internacionais.

Growth Hackers

Seguindo a mesma linha do Inbound.org, o Growth Hackers é uma comunidade de especialistas e entusiastas do growth hacking. Esta tática vem crescendo bastante nos últimos dois anos, tanto aqui no Brasil como no exterior. Lá você acompanha discussões, aprende com os especialistas e ainda se mantém sempre muito bem informado.

Facebook Audience Insights

Comece a visualizar seu público em potencial com o Facebook Audience Insights. Com esta ferramenta você pode estimar o tamanho da audiência que poderá atingir, além de listar os critérios de segmentação do seu público-alvo. Além disso, você pode salvar esta segmentação e utilizá-la nas suas campanhas de Facebook Ads ou então usar como base para construir suas personas.


2. Design

Outro tipo de ferramenta que costuma se fazer muito necessário durante o trabalho com marketing digital são aquelas que facilitam o design de páginas, peças e infográficos. Nem sempre temos a chance de contar com designers nas nossas equipes e, muitas vezes, precisamos dar conta das tarefas nós mesmos. Por isso, existem as ferramentas que podem simplificar bastante esta tarefa. Veja quais são elas.

Canva

canva2

Talvez o Canva seja a ferramenta mais completa para quem precisa criar peças dos mais variados tipos. Flexível e bastante robusto, o Canva é uma das iniciativas de Guy Kawasaki e permite que você crie imagens para personalizar seu Facebook e até mesmo um cartão de visitas, se precisar.

Visually

Se você precisa de algo específico mas não sabe onde encontrar designers, o Visually é a plataforma perfeita para isso. Lá você descreve o que precisa e em breve receberá um orçamento do seu pedido. Depois de aprovar o orçamento é só aguardar e acompanhar o andamento do seu projeto pelo painel. É um recurso interessante para projetos maiores e com demandas mais detalhadas.

Piktochart

piktochart

Montar um infográfico pode ser bem complicado se você não tiver uma ideia de como começar. Por isso o Piktochart traz algumas noções para facilitar um pouco este caminho. Lá você escolhe o modelo que mais gostar e preenche os dados que você quiser exibir no seu infográfico. Depois é só salvar e usar este material nos seus canais de conteúdo.

Adobe Spark

Depois do sucesso do Canva, a Adobe percebeu que deveria fazer algo a respeito e lançou o Adobe Spark. Embora tenha diferenças substanciais na utilização da ferramenta, o Adobe Spark é um pouquinho menos flexível, mas é igualmente interessante para criar as suas imagens.

Pixlr

Para quem precisa editar uma imagem mas não tem, ou não quer abrir o Photoshop, o Pixlr é uma solução bastante simples e fácil de usar. O editor de imagens online permite fazer quase tudo o que o Photoshop faz (cortar, ajustar cor, contraste brilho etc) com a vantagem de poder ser utilizado diretamente no seu navegador.

Pixabay

É inevitável: um dia vamos precisar de um banco de imagens. Enquanto pudermos contar com bancos gratuitos como o Pixabay, estaremos bem cobertos. Ainda que não seja um banco do mesmo nível que iStock ou Shutterstock, o Pixabay é bastante completo e possui imagens bonitas e que tem uma característica que faz deste banco ainda melhor do que os outros: é gratuito 😉


3. SEO e Links patrocinados

Buscar palavras-chave para a sua estratégia de SEO é algo que demanda tempo e ferramentas bem calibradas. Por isso, separamos algumas sugestões de ferramentas dos mais diferentes portes para que você consiga extrair ideias interessantes para alcançar bons resultados com o Google e outros buscadores.

Google Keyword Planner

google kw planner

A própria ferramenta do Google é a principal referência quando falamos em pesquisas por palavras-chave para qualquer estratégia de SEO. A ferramenta utiliza informações de tráfego orgânico e também das buscas pagas realizadas na plataforma para entregar informações sobre o volume de buscas, nível de competição e o valor estimado do clique. Este tipo de dado ajuda a entender melhor como podemos economizar recursos com uma boa estratégia de SEO.

KW Finder

kwfinder

Usar a cauda longa para encontrar oportunidades de SEO é sempre uma boa saída, independente do seu nicho de mercado. Por isso, ferramentas como o KW Finder são tão importantes. Com o KW Finder você pode fazer buscas por palavras-chave e visualizar buscas similares e a dificuldade de competição para elas. Além disso, encontra os links dos seus concorrentes para estas palavras. Vale a pena conferir!

Keyword Tool

A Keyword Tool é uma das principais referências, depois do Keyword Planner do Google. Embora seja uma ferramenta paga, você encontra um nível bastante aprofundado de detalhamento sobre as palavras-chave de cauda longa que pretende utilizar na sua estratégia no nível gratuito dela. Entretanto, o volume de buscas e outras informações são liberados apenas para usuários pagantes.

SEM Rush

semrush

Sempre quis saber como seus concorrentes estão se saindo nas buscas orgânicas e pagas? O SEM Rush resolve essa questão para você. Com ele você acompanha o que os seus principais concorrentes estão fazendo e ainda conta com um robusto diagnóstico do seu próprio site e blog. Outro ponto interessante é que a conta gratuita já permite fazer várias tarefas sem a necessidade de cadastrar um método de pagamento.

Open Site Explorer – MOZ

Para saber se vale a pena criar relações com outro site por meio de link building, use o Open Site Explorer, da MOZ, para ter uma avaliação daquele domínio. A ferramenta é uma das mais populares do segmento e traz um diagnóstico bastante interessante para que você tome decisões melhores sobre a qualidade dos links que você quer estabelecer.

O Open Site Explorer também mostra os links do seu site e a qualidade de quem está mandando visitantes para você. Experimente e comece a promover boas mudanças na sua estratégia de link building.

AdEspresso

adespresso

O AdEspresso é uma ferramenta focada em buscar otimizações e ideias para seus anúncios no Facebook. Esta ferramenta traz boas dicas para que você alcance resultados interessantes. Os guias vão desde a criação da campanha até mesmo as oportunidades de segmentação e elaboração de artes para inserir nos seus criativos.


4. Landing Pages

Desde que o inbound marketing se popularizou, criar landing pages virou uma tarefa quase que diária para quem trabalha com marketing digital. Por isso, é importante contar com ferramentas que permitam um alto nível de personalização e integrações importantes com outras ferramentas que darão andamento à estratégia. Vejamos algumas delas.

OptimizePress

optimizepress

O OptimizePress é um plugin de WordPress bastante completo e popular para quem está em busca de landing pages bem montadas e otimizadas. Embora seja uma ferramenta paga, os resultados valem bastante a pena devido à facilidade de operação e às integrações que podem ser feitas com outras ferramentas de marketing digital como Mailchimp, Facebook e outras.

Optimizely

Se você prefere uma ferramenta externa ao seu site para criar as suas landing pages, o Optimizely é uma boa indicação. Além de possuir diversas integrações, ele também permite criar testes A/B com as suas páginas de uma maneira bastante simples e dinâmica. Contudo, para aproveitar estes recursos, você deverá criar uma conta paga.

Unbounce

unbounce

Seguindo a mesma lógica do Optimizely, o Unbounce também oferece uma extensa lista de recursos de integração e testes A/B para as suas landing pages. Além disso, nos pacotes mais avançados, o Unbounce permite o uso de texto dinâmico para responder os resultados de busca via Google Adwords.

Hotjar

hotjar_logo2

 

Ok, você já criou a sua landing page. Agora é preciso saber se elas realmente estão otimizadas para atrair o máximo possível de conversões. Para saber dessas informações, você precisa de uma ferramenta com o Hotjar. O Hotjar é uma ferramenta que permite analisar mapas de calor do seu site e descobrir quais são os locais mais clicados e as áreas mais visualizadas do seu site.

Além disso, ele permite gravar o que os visitantes do seu site fazem quando chegam à sua página. Esta é uma ferramenta quase obrigatória para quem trabalha com marketing digital. Não deixe de conhecer!

Mautic

mautic

 

O Mautic é uma ferramenta de automação de marketing digital que você pode instalar diretamente na sua hospedagem, como um WordPress. Nele você pode criar landing pages, formulários, e-mails e campanhas de automação da maneira que achar melhor. A ferramenta também possui uma versão já instalada que você pode usar gratuitamente até 2.000 contatos e 3 usuários.


5. E-mail marketing

Seguindo a mesma lógica das landing pages, o e-mail marketing se tornou um recurso indispensável para quem quer construir uma base sólida de fãs e clientes. Entretanto, é preciso ter uma ferramenta confiável para isso. Existem algumas opções bastante interessantes de disparadores que permitem automações e outras ferramentas que ajudam no acompanhamento dos e-mails que você envia no seu dia-a-dia. Vejamos algumas delas.

Mailchimp

mailchimp

O Mailchimp é a ferramenta de e-mail marketing mais comentada e utilizada por profissionais de marketing dos mais variados setores. A grande popularidade desta ferramenta se deve ao fato de ela ser gratuita para quem tem até 2.000 e-mails cadastrados em sua base.

Este é um excelente início para quem está começando a trabalhar com e-mail marketing e com certeza pode avançar bastante. As automações e condições que o Mailchimp permite são bastante completas e úteis para os seus fluxos de inbound marketing e outras ações.

RD Station

Apesar de não se resumir apenas ao envio de e-mail marketing, o RD Station é uma plataforma bastante robusta para este tipo de atividade. Além de permitir fluxos de nutrição de leads, o RD Station também oferece listas dinâmicas de segmentação e outros recursos relacionados a e-mail marketing que são muito úteis.

Streak

Se você já enviou pelo menos um e-mail na vida já deve ter ficado pensando no tempo em que a pessoa levou para te responder, não é? Para quem é ansioso, o Streak é um recurso bastante interessante. Ele tem como função básica informar sempre que o seu e-mail foi aberto pelo destinatário. Além disso, ele transforma o seu Gmail em um CRM (Customer Relationship Manager), o que é bastante positivo.

Sidekick

Semelhante ao Streak, o Sidekick é um recurso que permite acompanhar os seus e-mails e as respostas dadas a eles. Esta ferramenta é integrante do Hubspot Sales, pacote de ferramentas gratuito que a Hubspot disponibiliza para seus usuários. É um recurso bastante interessante para utilizar e experimentar.


6. Análise de dados

Depois de todas estas ferramentas que falamos até agora, nada mais justo do que começar a olhar para os resultados que todas as ações que você desenvolveu trouxeram, não é? Pois bem, para fechar este guia, selecionamos algumas das principais ferramentas para analisar seus dados e os resultados. Vamos a elas.

Google Analytics

google-analytics

O Google Analytics é a principal ferramenta para obter insights sobre os visitantes do seu site, independente de qual é o seu nicho de mercado. Obrigatória para qualquer plataforma online, o Google Analytics permite que você acompanhe as visitas do seu site em tempo real e também observe o comportamento de consumo de conteúdo dos seus visitantes.

Nele você pode configurar metas, estabelecer fluxos de visitação e acompanhar as conversões do seu site de acordo com seus objetivos. Também há a possibilidade de resumir relatórios com apenas as informações que são cruciais para o seu negócio, nos painéis. Vale a pena investir algum tempo para dominar esta ferramenta.

Facebook Insights

facebook-insights

Assim como o Google Analytics é crucial para saber do desempenho do seu site, o Facebook Insights é a principal ferramenta para que você analise o andamento da sua base de fãs e o retorno deles a respeito do conteúdo que é publicado na sua página. Só é possível saber se a sua estratégia de mídias sociais no Facebook está dando certo se você acompanhar os resultados de perto.

Além dos resultados orgânicos, você também encontra informações importantes sobre os seus anúncios. Por isso, mantenha-se sempre ligado e procure extrair boas ideias desta ferramenta!

Buzzsumo

 

buzzsumo2

O Buzzsumo é uma ferramenta bastante importante para entender o sucesso dos conteúdos nas mídias sociais. A grande vantagem dela é poder começar a sua análise a partir de um termo ou então a partir de um link, quer ele seja de um blog ou uma página específica do site. Assim você consegue visualizar o quão efetivo e bem aceito foi aquele conteúdo nas mais variadas plataformas.

Assim, o Buzzsumo funciona de maneira muito semelhante ao KW Finder e outras ferramentas, porém com foco em redes sociais. Não se esqueça de incluir esta ferramenta na sua estratégia de marketing digital.

Hootsuite

hootsuite

Além de permitir o agendamento de posts nas suas redes sociais, o Hootsuite também exibe relatórios interessantes. Embora sejam relatórios bastante simples, já ajudam a observar algumas métricas interessantes. Ainda assim, vale a pena testar a ferramenta e verificar os dados disponíveis entre as suas plataformas de mídias sociais.

Heap Analytics

heap3Com um propósito final bastante parecido com o Google Analytics, porém com uma nova abordagem quanto a visualização de eventos, conversões e conhecimento do usuário final, o Heap Analytics coloca o foco nas ações desejadas dentro dos sites e blogs.

Um exemplo bastante interessante do que esta ferramenta é capaz de fazer, é o mapeamento de usuários de acordo com os fluxos de acesso às suas páginas cruzados às informações que você já tem destes leads. Assim fica mais fácil entender os caminhos que seus visitantes têm feito no seu site até encontrar aquilo que precisam.


Bom, esperamos que você tenha gostado da seleção que preparamos para a ajudar no seu dia-a-dia. Ainda assim, se você sentiu falta de alguma ferramenta, deixe a sua dica nos comentários!

Luísa Barwinski

Luísa Barwinski é fundadora da MOT Digital, empresa focada em cursos, palestras e projetos de consultoria em marketing digital. Desenvolveu estratégias online para clientes dos mais diversos setores nos últimos 10 anos. Mestre em marketing, com ênfase no comportamento do consumidor, busca compreender como as marcas podem melhorar o relacionamento com o seu público em meios digitais.

This Post Has 8 Comments

  1. Muito bacana Luísa, seus artigos! Parabéns! 🙂

  2. Ótimas dicas. Realmente seu texto me tirou várias dúvidas, parabéns!

  3. òtimas dicas, obrigada por compartilhar esse conhecimento!!

Deixe uma resposta

Close Menu