7 passos - conteudo

7 passos para produzir conteúdo de qualidade

A missão de produzir conteúdo de boa qualidade para a empresa em que você trabalha ou para os seus clientes depende de um ciclo muito importante que deve ser perpetuado até o final dos tempos – ou do contrato.

Este ciclo possui sete passos bem definidos que garantem agilidade e a comunicação entre os membros da equipe. Veja abaixo um diagrama de como funciona este processo:

1) Pesquisar: Busque o maior número de informações sobre o que você pretende produzir. Tome cuidado nas suas pesquisas e mantenha sua lista de fontes muito bem filtrada. Assim, você não corre o risco de encontrar informações inverídicas e desatualizadas. Procure sempre fazer pesquisas rotineiras para averiguar os dados.

2) Criar: É hora de colocar todo o conhecimento adquirido com a pesquisa em um novo conteúdo. Por isso, certifique-se de que você tem informações próprias para acrescentar e, acima de tudo, não copie nada! Além de ser crime, o plágio é punido pelos mecanismos de busca!

3) Aprovar: Muita gente diz que esta é a fase mais difícil do ciclo – e é verdade. Fazer com que todos os stakeholders, ou seja, os interessados na produção desse conteúdo aprovem com agilidade é algo muito complicado. O melhor a fazer é definir apenas uma pessoa que ficará responsável por alinhar as expectativas e finalmente aprovar ou não.

4) Publicar: Depois de sofrer para aprovar, este é o momento mais fácil do ciclo. Publicar o seu conteúdo deve ser rápido e prático. Porém, isso só acontece se você dispõe de um CMS ágil e bem construído. Do contrário, esta pode ser uma experiência terrível e irritante.

5) Promover: Saiba distribuir bem o seu conteúdo em canais que possuam o contexto necessário para o seu material crescer e ser espalhado pelas pessoas. Algumas estratégias podem exigir o contato direto com pessoas influentes em círculos para fazer com que a campanha continue. Por isso, preveja tudo isso no seu planejamento.

6) Mensurar: Depois de publicar e promover, é hora de medir o sucesso e os resultados obtidos com o conteúdo. É aí que entra o Google Analytics, o ComScore, o Scup, o Seekr, o SproutSocial ou qualquer ferramenta que você tenha escolhido para reunir os dados.

7) Refinar: No último passo do ciclo é hora de reunir todos os dados obtidos na mensuração e interpretá-los para saber quais foram os pontos positivos e negativos. Com isso é você pode corrigir eventuais problemas, alinhar as ideias e produzir materiais ainda melhores que produzam ainda mais bons resultados.

 

E então, pronto para aplicar os sete passos na sua rotina?

Luísa Barwinski

Fundadora da MOT Digital e professora. Desenvolveu estratégias online para clientes dos mais diversos setores nos últimos 10 anos. Mestre em marketing, com ênfase no comportamento do consumidor, busca compreender como as marcas podem melhorar o relacionamento com o seu público em meios digitais.

Você também pode se interessar por

Responder