7 lições que o Marketing de Conteúdo precisa aprender com o Jornalismo

Um bom jornalista tem tudo para ser um bom profissional de marketing de conteúdo. Isso se deve por vários motivos. Um deles é justamente a habilidade de colocar as informações certas no lugar certo e saber distribuir a quantidade de informações.

Hoje, vamos falar de sete deles que são imprescindíveis para o andamento das ações de Marketing de Conteúdo.

  1. Escreva bons títulos. Seu título é o fator número um quando se trata de atrair a atenção – e o clique – das pessoas. Jornalistas (e seus editores) são mestres na arte de criar títulos eficientes que praticamente exigem a leitura.

  2. Seja curioso. Jornalistas estão sempre tentando encontrar mais fatos sobre uma história específica. Eles procuram por todos os cantos e encontram os menores pedacinhos de informação que podem até nem chegar aos olhos do público! É assim que a sua audiência vai saber se você está escrevendo algo superficial ou se está realmente agregando valor ao seu conteúdo.

  3. Faça a sua pesquisa. Uma vez que você estabeleceu seu nível de curiosidade por um assunto, é importante que você faça com que ele seja seguido por um bom período de pesquisa. Exceto quando você está produzindo uma peça opinativa, você precisa de estatísticas, dados ou experiências para validar suas palavras.

  4. Mantenha uma vasta lista de leitura. Jornalistas costumam gostar de ler assim como gostam de escrever. Sendo assim, você está seguindo as últimas novidades do seu segmento de mercado? Quando foi a última vez que você navegou pelo blog de um concorrente? Permanecer bem informado só vai ajudar nos seus esforços de marketing de conteúdo e ideias, e evitar aqueles assuntos que já foram cobertos à exaustão pelos outros.

  5. Mantenha o conteúdo atemporal em mente. Enquanto nós vivemos em um ciclo de 24 horas por dia e 7 dias por semana de informação, existem alguns tipos de conteúdo que são atemporais por natureza. Conteúdos atemporais tipicamente têm ROI mais longo, enquanto os resultados de SEO vão continuar a trazer tráfego para estes posts. Mantenha o equilíbrio entre os conteúdos atemporais e os factuais para que o seu tráfego continue bem qualificado.

  6. Seja conciso e objetivo. (hehehe)

  7. Lembre-se, a qualidade está acima de tudo. No fim do dia, a disputa fica entre quem produziu conteúdo de qualidade ou não. Isso não garante sucesso a curto prazo, mas define a reputação e a personalidade da sua marca.

E então? Já utiliza algumas dessas dicas na sua rotina?

Luísa Barwinski

Fundadora da MOT Digital e professora. Desenvolveu estratégias online para clientes dos mais diversos setores nos últimos 10 anos. Mestre em marketing, com ênfase no comportamento do consumidor, busca compreender como as marcas podem melhorar o relacionamento com o seu público em meios digitais.

Você também pode se interessar por

Responder